I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

'A VIDA SE FOI EM 1 SEGUNDO', DIZ MORADORA APÓS VENDAVAL NO RS

Dois dias após a cidade de Santa Bárbara do Sul, no Rio Grande do Sul, ser atingida por um vandaval, moradores tentam reconstruir suas vidas a partir do que restou. Casas ficaram destruídas, assim como estabelecimentos. O vento, que passou de 90 km/h, também arrastou árvores e carros por mais de 30 metros. A prefeitura estima que 50% do município sofreu prejuízos.

Em meio a escombros, a dona de casa Ângela Carvalho parecia não acreditar no que via no local onde morava na manhã desta segunda-feira (30). "Não tem mais nada, infelizmente está difícil até de assimilar tudo isso. Com a graça de Deus a gente ficou com a família. Mas é muito triste, a vida se foi em um segundo", lamentou.

O trabalho da Defesa Civil se resume, agora, em prestar ajuda à população e contabilizar os estragos. Segundo o arquiteto Hesley Limberg, o trabalho é necessário para ter certeza do investimento. "Se faz uma estimativa do tamanho real dos estragos para ver como a prefeitura vai proceder para ajudar", disse. Mais de 3 mil metros de lona já foram distribuídos.

Mais da metade da população está sem energia elétrica, segundo informações do município. Ainda não há previsão para a normalização do serviço. De acordo com o sargento Lauro Brito Lopes, da Regional de Santo Ângelo, não há pessoas desabrigadas – que não têm para onde ir – na cidade, mas há 30 desalojados, que receberam alimentação e atendimento médico e foram encaminhados para casas de parentes e amigos.
O temporal ocorreu por volta das 22h de sábado (28). Segundo o secretário de obras do município, Rivelino Amado, o vendaval durou cerca de dois minutos.Tipos de fenômenos que podem ter atingido a cidade de Santa Bárbara do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)

Tornado é possibilidade

Meteorologistas não afirmam, mas trabalham com a hipótese de tornado em Santa Bárbara do Sul. De acordo com os especialistas Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, e Cleo Khun, da Central RBS de Meteorologia, são necessários estudos técnicos para comprovar o fenômeno.

O tornado, primeira hipótese levantada, trata-se de um fenômeno com ventos de 100 a 400 km/h em curta duração. Ocorre em 1% das tempestades do estado. A outra hipótese é a microexplosão, mais frequente no Rio Grande do Sul, e que ocorre quando uma forte corrente de vento atinge o solo. Os meteorologistas também trabalham com uma frente de rajada, ou seja, ventos formados pelo encontro de duas massas de ar com temperaturas diferentes. neste caso, o vento segue na mesma direção.

FONTE: G1/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics