I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PETRÓLEO DERRAMADO NO MAR CHEGA À BEIRA DA PRAIA EM TRAMANDAÍ (RS)

Petróleo derramado no mar chegou à praia em Tramandaí (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)

Apesar de o vazamento ter sido contido, o petróleo derramado no mar durante uma operação de transbordo de uma monoboia da Transpetro nesta quinta-feira (26) chegou à beira da praia de Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, a área foi parcialmente isolada e os banhistas orientados a deixarem o local.

“Infelizmente, o óleo já chegou à areia e não sabemos dizer quando vai parar”, afirma o comandante do pelotão ambiental de Tramandaí, Tenente Reinaldo Araújo.

Até as 18h, a faixa de areia atingida tinha pouco mais de um quilômetro de extensão e ia da guarita 150 até a divisa com o município de Imbé, de acordo com a Patrulha Ambiental. Agora, a principal preocupação das autoridades é com a possibilidade de o óleo chegar também ao Rio Tramandaí durante a noite, levado pelo movimento da maré. “Estamos trabalhando na contenção com o pessoal do Ibama e da Defesa Civil”, diz Araújo.

O trabalho seguirá durante a noite, quando máquinas farão o trabalho de raspagem da areia. Técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da Transpetro e do Comando Ambiental da Brigada Militar também seguirão monitorando o movimento da mancha de óleo no mar.

Mais cedo, um avião sobrevoou o local e constatou que a mancha no mar mede cerca de um quilômetro quadrado, de acordo com o Ibama. O vazamento ocorreu por volta das 12h. Segundo a Transpetro, assim que o acidente foi constatado, equipes de contingência da empresa iniciaram os trabalhos de contenção. Aviões derramaram no mar um produto químico que endurece o petróleo para facilitar a retenção e depois a remoção. Segundo nota oficial da companhia, ainda não é possível determinar o volume de óleo derramado nem as causas do acidente.
Vazamento de óleo ocorreu a cerca de seis quilômetros da costa (Foto: Brigada Militar/ Divulgação)

Leia a nota oficial da Transpetro
"A Transpetro informa que na manhã desta quinta-feira, 26, foi detectado um vazamento de óleo na monoboia do Terminal de Osório, em Tramandaí (RS), durante operação de descarregamento de um navio. Imediatamente, a operação foi interrompida. As equipes de contingência da Transpetro e o Centro de Defesa Ambiental (CDA) foram acionados para os trabalhos de contenção e remoção do produto.

Ao final da tarde de hoje, o óleo atingiu a praia de Tramandaí e 150 profissionais mobilizados pela Transpetro já iniciaram a limpeza da área. Ainda não foi possível quantificar o volume de óleo derramado.

Os órgãos ambientais, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Capitania dos Portos foram comunicados. As causas do incidente estão sendo investigadas pela companhia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics