I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FUNGO JÁ MATOU QUASE 7 MILHÕES DE MORCEGOS NOS EUA E CANADÁ

Morcegos saem de caverna durante entardecer no estado do Texas, nos Estados Unidos. (Foto: Eric Gay/AP)

Quase sete milhões de morcegos morreram na América do Norte desde 2006 devido a um fungo conhecido como “Síndrome do nariz branco” (WNS, na sigla em inglês), indicaram autoridades ambientais nesta semana. Estudo publicado no fim do ano passado revelou que a doença é causada pelo fungo Geomyxes destructans, mas os especialistas não sabem como detê-lo.

Desde 2009, quando foi realizado o último levantamento, houve aumento de mais de um milhão de mortes de animais, sendo que em algumas áreas isto significa quase a todalidade da população de morcegos, disse o especialista em vida selvagem Jeremy Coleman, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

“Em estados como Nova York, Vermont (nos Estados Unidos) e o sul de Ontário (no Canadá), cerca de 90% da população foi provavelmente impactada”, disse Coleman, que coordena campanha contra o fungo. A quantidade foi copilada a partir de dados de biólogos e modelos matemáticos que projetam a perda em áreas onde a enfermidade se propagou.

“Esta nova informação surpreendente ilustra a ameaça que a síndrome do nariz branco representa aos morcegos e o tamanho do problema que enfrenta nossa nação”, disse Dan Ashe, diretor do Serviço de Pesca e Vida Selvagem. 

Valor intangível

“Os morcegos têm um grande valor na economia dos Estados Unidos porque são considerados controladores naturais de pestes em fazendas e florestas, além de ter um papel essencial no combate a insetos que podem transmitir doenças aos humanos”, complementou.

Um estudo recente indicou que os morcegos são um importante pesticida natural. Se fossem taxados, o serviço deles equivaleria a US$ 3,7 bilhões anuais.

O primeiro local onde o WNS foi registrado é em uma colônia de morcegos no estado de Nova York. Depois, a doença se expandiu por mais 15 estados dos EUA e quatro províncias do Canadá. A síndrome é particularmente letal para as espécies que hibernam durante o inverno, como o morcego-marrom.

*Com informações da France Presse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics