I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ACIDENTES COM MOTOS AUMENTARAM QUASE 1000% EM FORTALEZA, DIZ IJF


Nos últimos nove anos, o número de atendimentos de vítimas de acidentes de moto no Instituto José Frota, principal hospital de urgência e emergência do Ceará, aumentou quase 1000%, segundo dados do hospital. Somente em 2011, 7985 pessoas sofreram acidentes com motos. Em 72% dos casos, o acidentado apresenta invalidez permanente, ou seja, ela não pode voltar ao trabalho.

As motos representam 42% da frota do Ceará e foram responsáveis por 66% das indenizações pagas pelo DPVAT, o seguro obrigatório para proprietários de veículo automotor. Além disso, mais de 70% dos acidentados ficam com graves sequelas ou invalidez permanente.

O diretor do IJF, Casemiro Dutra, alerta que a tendência é que a quantidade de acidentes continue a aumentar. Quase oitocentas mil motocicletas já estão em circulação no Ceará, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e a frota não para de crescer. “Se o número de acidentes de motos crescer na proporção que nós crescemos hoje, o IJF não vai suportar a demanda”, atesta.

Cleuton quebrou a perna e teve o intestino e a bexiga perfurados, mas os médicos estão confiantes de que ele não vai ficar com sequelas. Sorte que não teve o irmão dele, também vítima de acidente de moto. A mãe se emociona ao pensar no que aconteceu com os filhos. “Eu sinto um aperto muito grande, uma tristeza que só Deus sabe”, lamenta a dona de casa, Maria Sueli da SilvaÁlcool e direção
A imprudência levou Cleuton, 20 anos, para a enfermaria do IJF. O álcool contribuiu para que o caminho até uma festa na noite de natal do ano passado fosse interrompido por um acidente de moto.

Na enfermaria ao lado estava o estudante Ricardo Almeida, de Quixadá sertão central do Ceará. O acidente de moto vai deixá-lo pelo menos três meses na cama do hospital. “Esperando a boa vontade do tempo para ficar bom”, reclama.

Recuperação lenta
A recuperação dos pacientes é quase sempre muito lenta. Faz cinco meses que o pedreiro Francisco Pires entrou no IJF pela primeira vez. Desde então está afastado, devido à perna esquerda cheia de pinos. A cadeira de rodas deve continuar a fazer parte da vida dele por muito tempo. “Bebida e moto não combinam”, aconselha.

Habilitação
Um ponto comum a todos os acidentados mostrados no IJF é que nenhum dos motociclistas tinha habilitação. Se eles tivessem passado por uma sala como esta, a história poderia ter sido diferente. “Você vai conhecer as regras de trânsito, a maneira correta de dirigir, a parte de direção defensiva. e principalmente de motocicleta, um tipo de veículo em que o equilíbrio é dinâmico e não resta dúvida que é muito mais perigoso”, afirma o instrutor de direção defensiva, Otávio Veras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics