I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

INSS INVESTIGA 3.400 CASOS SUSPEITOS DE SACAREM BENEFÍCIOS DE MORTOS NO CEARÁ

A Gerência Executiva do INSS de Juazeiro do Norte, que atende 50 cidades do Ceará, investiga 3.454 casos suspeito de familiares que sacam benefícios de parentes mortos de forma ilegal.

Nos últimos dois meses, foram cancelados 1.064 casos de pessoas que não confirmaram morte de parentes e sacavam benefícios do falecido. O último caso foi de uma senhora detida por sacar três benefícios de uma tia morta há dois meses. Ela prestou depoimento e as aposentadorias foram canceladas.

O chefe de serviço de benefício do INSS de Juazeiro do Norte Regnoberto Gomes Sales diz que os mil casos já comprovados da fraude terão de devolver o dinheiro sacada de forma ilegal. "Se não for feita a devolução do dinheiro, é feito a inscrição em dívida ativa", diz.

Ainda conforme o chefe de serviço, há casos em que bancos renovam conta após óbito de aposentados. "Nesses casos, o banco o responsável por devolver o dinheiro", explica.

De acordo com o INSS, é obrigação da família avisar que o parente morreu para que o benefício seja cancelado. A pessoa deve levar a certidão de óbito do parente e um documento de identidade com foto até uma sede do INSS para efetuar o cancelamento.Gomes diz também que há demora na investigação por conta da burocracia. 


"A demora se deve também na convocação dos familiares. A gente manda correspondência para o endereço que consta no nosso sistema. A gente aguarda um prazo de 30 para comparecerem. Caso não compareçam, aí o processo é inscrito em dívida ativa", diz o chefe de serviço de benefício do INSS.

A aposentadoria pode virar também uma pensão nos casos de dependentes de cônjuge ou companheiro, que têm direito a pensão vitalícia. Filhos têm direito ao benefício até 21 anos de idade. Fora desses casos, de acordo com o INSS, sacar dinheiro de pessoas falecidas é crime e o suspeito pode responder por estelionato.

FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics